O que acontece com a bexiga no final da gravidez?

O que acontece com a bexiga no final da gravidez?

No final da gravidez, o feto muito grande comprime a bexiga, reduzindo sua capacidade de armazenamento e fazendo com que pequenos volumes já desencadeiem vontade de urinar. O aumento da frequência urinária é um sintoma de gravidez que surge precocemente, ocorre em praticamente 100% das grávidas e que, infelizmente, dura até o final da gestação.

Como evitar a queda da bexiga?

Uma outra situação que favorece a queda da bexiga são os trabalhos que exigem esforço físico, como o trabalho doméstico ou onde é necessário segurar ou carregar objetos pesados. Assim, para evitar que aconteça a queda da bexiga novamente é preciso evitar todos estes fatores. O tratamento varia de acordo com o grau de cistocele que a mulher possui:

Como saber se a bexiga está baixa?

Como saber se a bexiga está baixa. Os sinais e sintomas que indicam que a bexiga está caída incluem: Protuberância na vagina, que pode ser vista à olho nu ou sentida com os dedos durante o toque vaginal; Sensação de peso na bexiga; Sensação de bola na vagina; Dor ou desconforto na região pélvica;

Quais são os melhores tratamentos para bexiga baixa?

O médico mais indicado para fazer o diagnóstico e indicar o tratamento para os casos de bexiga baixa é o ginecologista especializado em uroginecologia. A fisioterapia também é útil no tratamento. Os exames que podem ser solicitados pelo ginecologista para avaliação da bexiga caída são: